Solidão


Solidão: um mal que ataca a quase todas as pessoas, em algum momento da vida, pode ser amenizado com o uso dos florais do Dr, Edward Bach

Por terem excelente efeito sobre as causas da solidão, os Florais de Bach Water Violet, Impatiens e Heather ajudam a lidar com o problema, proporcionando conforto emocional. Por não serem medicamentos, os Florais não têm contra-indicação
Solidão. A palavra, bastante temida por quem está fisicamente sozinho ou sente-se solitário, apesar de estar rodeado de pessoas, é sentida como uma das emoções mais fortes e, muitas vezes, maléficas ao ser humano. Mas, por que as pessoas sentem-se sós? “É preciso entender que a solidão aparece de maneiras diferentes para cada pessoa. Algumas gostam de ficar sós, mas chegam a exagerar. Outras são tão impacientes que acabam afastando os outros por conta da intolerância em relação ao ritmo do outro ser diferente do seu. Há também os egocêntricos, que odeiam ficar sozinhos, mas quando estão acompanhados só falam de si, cansando o outro”, comenta Maria Aparecida das Neves, terapeuta e educadora especializada nos Florais de Bach originais.
Aparecida – que é practitioner, ou seja, pode ministrar cursos da terapia floral – diz que as 38 essências são divididas em sete grupos, conforme os tipos de personalidade mais comuns. Assim, existem os grupos da Solidão, do Medo, da Incerteza e Insegurança, do Cuidado Excessivo com os Outros, da Hipersensibilidade, do Desespero ou da Falta de Interesse pelo Presente. “Nada impede que os Florais dos grupos sejam misturados ou indicados individualmente, ou seja, basta que o paciente identifique seu conflito para utilizar o floral. Os grupos, porém, auxiliam as pessoas a identificarem melhor seus sentimentos e quais são os florais que podem auxiliá-las naquele momento”, complementa Aparecida.
Para quem sofre com a solidão, os Florais de Bach podem dar conforto. Conheça melhor o grupo da Solidão:

Water Violet – Para quem, na saúde ou na doença, gosta de ficar só. São pessoas silenciosas, que andam sem fazer ruído, falam pouco a palavra ‘não’ e, mesmo assim, o fazem com muita suavidade. Também são independentes, gostam de praticar atividades individuais, são capazes e seguras de si. É recomendado quando tais características as levam à dificuldade de fazer amigos; a não compartilhar suas preocupações ou problemas com os outros; ao falso orgulho e para quando elas não tentam interferir ou influenciar quando lhes pedem conselhos. “Incluir-se na humanidade permite amar, compartilhar conhecimentos e sonhos. Para ser mais feliz, é preciso conquistar amigos verdadeiros, calma e sabedoria. O Water Violet ajuda nesse sentido”, diz a terapeuta.
Impatiens É o floral indicado para quem está impaciente, pensa, fala e move-se rapidamente, irrita-se com facilidade. Os tipos Impatiens são pessoas mentalmente rápidas e também em tudo que fazem, tendem a ser impacientes e irritáveis com as demoras, são do tipo que fazem mil coisas ao mesmo tempo. Porém, são tensas, pois são ansiosas com as tarefas seguintes. Têm explosões curtas de raiva e não suportam a lentidão dos outros. Assim, costumam afastar as pessoas. É um floral indicado para bebês agitados, que não conseguem dormir ou comer; para quem é impaciente, não consegue parar, precisa de movimento; para aqueles que em qualquer contratempo ficam irritados; não conseguem suportar o ritmo da outra pessoa: completam as frases, terminam a tarefa do outro; preferem fazer as coisas sozinho por não suportar o ritmo dos outros. “O Impatiens ajuda a conviver com harmonia, com as diferenças, agindo com mais gentileza, paz e calma, aceitando o ritmo dos demais”, ensina Aparecida.
Heather Tal floral é indicado para aqueles que, obcecados com seus problemas e dificuldades, que tornam-se egocêntricos, muito preocupados consigo mesmos. É para pessoas que detestam ficar sozinhas, por isso falam muito, são tidas como tagarelas porque falam pelos cotovelos. Elas perguntam, mas não dão chance do outro responder e acabam afastando quem os cerca, tornam-se abusivas. Dr. Bach dizia carinhosamente que estas pessoas, no estado negativo, grudam como cola, tendem a falar muito próximo, para prender a atenção de seu ouvinte. O floral tem eficiência sobre as emoções de quem precisa de atenção o tempo todo; fala muito e ouve pouco; é carente e, por isso, detesta ficar sozinho. “O Heather é aquele Floral que ajuda a compreender e ser compreendido. Faz com que a pessoa preste atenção ao mundo à sua volta e às necessidades do outro, ajuda a libertar-se de seus problemas, permitindo uma comunicação mais aberta”, completa a terapeuta.
Quando a solidão aparece mesmo estando-se cercado de pessoas
Há momentos na vida em que a pessoa pode sentir uma profunda solidão, mesmo estando cercada de outras pessoas. Isso acontece, geralmente, por sua condição, sua dificuldade de se relacionar. “A incompreensão do momento em que ela vive, de suas idéias ou mesmo o fato de estar cercada por pessoas com interesses diferentes faz com que se feche e sofra pela solidão. Quando isso ocorre com um casal, por exemplo, é chamada de ‘solidão a dois’. Muitas vezes, por valorizar demais sua privacidade, a pessoa se distancia do parceiro, mantendo-se isolada. Para quem vive tal momento, o floral indicado é o Walter Violet, porque ele permite a este tipo de personalidade a facilidade maior de incluir-se na humanidade, de permitir-se amar, compartilhar conhecimentos e sonhos.
Importante: os Florais de Bach não substituem tratamento médico, complementam.
Boletim Disk floral

Comentários

  1. Cara Sandra gostei do seu blog.
    Gostaria de convida-la para conhecer o meu em
    http://DrBachFlower.blogspot.com

    Veja tambem meu artigo na Revista Planeta Floral em
    http://www.planetafloral.com
    e o meu diretório de sites sociais em
    http://xeesm.com/JorgePurgly
    para saber mais sobre mim.

    Um abraço,
    Jorge

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Paz profunda!!!