Florais de Bach - Centaury o facilitador para a assertividade

Centaurium Erythraea


Ser assertivo na busca do próprio caminho é um desafio evidente da vida moderna. Saber dizer ‘não’ com o coração é confiar plenamente na Voz Interior; saber dizer ‘não’ com a razão pura é confiar plenamente em seu poder de decisão. A busca por vibrar neste padrão, comprovadamente traz incontáveis benefícios para o bom desenvolvimento do individuo, em todos os níveis de sua existência.
Todos nós temos nossos próprios caminhos - pessoal e espiritual - a serem percorridos através da jornada da vida, assim como uma forma única e muito pessoal de nos encantarmos com o conjunto de experiências colocado em nossas mãos, que infunde significados e realizações no caminho a ser trilhado.
Cada ser pode perceber quando está no caminho correto, mesmo quando não pode articular exatamente o que é. Quando se está seguindo o caminho correto, pode-se sentir a sensação de congruência e harmonia em suas atividades: também, pode-se observar que está sendo investido mais tempo em atividades que proporcionam energia.
Um teste muito simples que pode ser feito, que irá indicar se está no caminho certo, é perguntar-se - quanto tempo de seu dia utiliza fazendo coisas que realmente aprecia e que resultam em sentir-se movido por uma satisfação prazerosa; ou quanto tempo usa, produzindo coisas que o fazem se sentir negativo, ou fazendo coisas para os satisfazer as necessidades dos outros.

Quando se está realizando o que quer fazer, sintonizado com seu ser interior, o indivíduo certamente não estará “atuando” porque os outros querem, por culpa ou por obrigação – está agindo dessa forma porque isto é uma expressão natural dele mesmo, de quem é, com autenticidade, em um nível fundamental. É isto que confere à jornada de sua  vida o verdadeiro sentido.
Sentir-se seguro  e firme em seu caminho, não importando as adversidades,   isto significa que certamente irá inspirar automaticamente aqueles que estão ao seu redor.
Todos nós conhecemos pessoas que consideramos sábias e de bom coração; pessoas que estão sempre procurando ouvir mais os outros, aquelas que estão sempre abertas e receptivas para oferecer sua colaboração e solidariedade, com disposição e entrega.
Estes são seres humanos conscientes, que estão ativamente engajados e envolvidos com a vida, em uma abordagem otimista, para todas as situações que encontram diante de si.

Mostram que trabalham arduamente  para  seguir  seus próprios mapas da vida. Ao nos aproximarmos de pessoas que vibram nesta sintonia de harmonia e equilíbrio e seguindo seu próprio caminho, pode-se sentir sua lucidez inteligente e seu vívido espírito - são pessoas  assertivas, virtude do Centaury, e estão sempre seguindo os comandos do seu Ser Interior; são pessoas que podem ser chamadas de bons exemplos, para todos os outros ao seu redor.

Vera Lucia Guedes Monari 

Comentários